Linux Kubuntu 9.04 com KDE 4.2: É para amar ou odiar?

Quem me segue no twitterdeve ter percebido que minha distribuição linux favorita é o kubuntu. Por esta predileção, instalei esta versão no dia do lançamento, muito animado. A impressão inicial não poderia ser melhor. Depois do primeiro dia, porém, comecei a ver que nem tudo era tão perfeito assim. Conheci a verdadeira face do sistema instalando em um segundo computador com dois monitores. Este post ao mesmo tempo encoraja e alerta quem está interessado nesta distro.

O primeiro computador a receber o kubuntu foi um notebook dell inspiron 1525 com processador intel core 2 duo e 4GB de RAM. Após a instalação de apenas 12 minutos, o sistema fez um boot de ótimos 27 segundos para uma interface muito bonita e cheia de efeitos. Como você pode conferir neste link, este notebook é certificado para rodar esta versão do ubuntu (eu nem sabia que isso existia).

Snapshot do Kubuntu 9.04

Snapshot do Kubuntu 9.04

Sobre esta instalação, não tenho grandes críticas. Já aconteceu um congelamento no sistema e o firefox simplesmente fechou algumas vezes. Isto me incomodaria muito se o boot não fosse tão rápido e tanto o KDE quanto o firefox não salvassem minha sessão. Ou seja, até então só tive boas impressões.

A segunda instalação foi em um desktop. Infelizmente, não me lembro de detalhes do hardware. Só sei que tem um processador intel com 2GB de RAM e placa de vídeo Nvidia. Tudo ocorreu muito bem, igual à instalação no notebook. Como tenho dois monitores, abri o nvidia-settngs e ativei os dois com X-Servers separados e Xinerama.

imagem2

Foi aí que os problemas começaram. Os efeitos na área de trabalho pararam de funcionar, as janelas começaram a deixar um grande rastro quando são arrastadas e, o pior, quando arrasto o mouse de uma tela para outra, o ícone do mouse não some da tela de origem. Ou seja, por causa do defeito do mouse, fico com um ponteiro em cada tela! Não sei se este problema é por causa do KDE, da placa de video ou outro fator qualquer.

A interface do KDE 4.2 é muito inovadora e bem instável. Ele é muito recomendado se você utiliza apenas um monitor e conseguir habilitar todos os efeitos da área de trabalho. Se você usa dois monitores, saiba que esta versão está muito melhor que a anterior, mas precisa melhorar muito. Quem sabe na próxima?

About these ads

7 thoughts on “Linux Kubuntu 9.04 com KDE 4.2: É para amar ou odiar?

  1. E aí mano, depois de 10 anos de slack/fbsd, resolvi experimentar o kubuntu 9.04, o visual é bem interessante, porém, bastante instável. See ya.

  2. E eu que instalei o meu e ele não sai da desktop?! Minha placa de video queimou esses dias, ai to sem e sem ela Não ta funfando o Kubuntu 9.04 …Ai eh ossO! Tive que abrir o windows aki maan!

  3. Kubuntu 9.10: Desta vez acertaram! » Renan Ivo

  4. Instalei o Kubuntu 10.04 em meu computador e gostei bastante da aparência dele. É estável, e não tenho problemas em usar os recursos dele. Os pontos negativos que encontrei são: Mesmo escolhendo na instalação o idioma português/brasil, ele instalou em inglês e não tem nenhum jogos instalado. O idioma baixei e instalei e os jogos também, mas tirando isso é um excelente sistema. Recomendo.

    • @Carlos

      Acho que já passei por isso. Houve um problema na sua conexão durante a instalação do pacote de idiomas.
      Se for isso, tente instalar um novo idioma. O Kubuntu dirá que é necessário terminar de instalar o pacote de idiomas pt-br primeiro.

      Boa sorte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s