Estudo sob demanda

No momento estou lendo o livro The Art of Agile Development. Não estava na lista, mas está sendo muito esclarecedor para mim. O problema é que, ler um livro deste tipo, quebra um pouco minha rotina de estudo (reservo algumas horas na semana para praticar aquilo que estou lendo). Para resolver isto, estou começando a estudar de uma forma um pouco diferente.

Quando estudo tomando por base um livro, geralmente, leio bastante antes de colocar a mão na massa. A formula que estou usando é exatamente o contrário disto, ou seja, leio menos possível sobre o que estou tentando aprender. Algumas vezes, não leio nada.

Comecei a tentar este método com o Django. A parte interessante já começa aí: Nem sei Python direito! Logo de cara, eu tinha que descobrir como instalar. Isto não foi difícil, resolvi com o gerenciador de pacotes.

Com o Django instalado, fui ler um pouco como ele funciona. Como o objetivo é ler menos, comecei pelo tutorial do site do projeto. Assim que fui lendo o tutorial, já fui criando um aplicativo com uma função bem simples. Não fiz o mesmo aplicativo que estava no tutorial, porque queria encontrar problemas diferentes dos resolvidos ali. Aproveitei também para usar o banco de dados sqlite, ao invés do mysql que eu já estou acostumado. Mais uma vez, instalei o sqlite e comecei a usar sem ler a documentação ou ir ao site do projeto (a princípio).

Enquanto fui criando algumas coisas com o Django e o sqlite, foram surgindo algumas perguntas. À medida que isto foi acontecendo, fui lendo a documentação ou fazendo pesquisas. Fui aprendendo sem seguir algum caminho predefinido, somente a minha curiosidade.

Aprender coisas novas desta forma, é muito divertido (nunca tem a parte chata). Porém, isto também pode ser um tanto quanto frustrante. Em alguns momentos, eu não fazia idéia do que estava faltando para o meu aplicativo funcionar. Algumas vezes isto foi resolvido lendo um pouco mais sobre o que estava fazendo, outras vezes simplesmente comecei tudo de novo.

Tenho consciência que ainda vou precisar ler um livro (ou a documentação) das coisas que estou praticando, para aprender de verdade. Mas estudar desta forma, já está me ajudando a conhecer conceitos novos e aplicá-los em coisas que eu uso no dia-a-dia. Além do mais, é uma uma boa forma de começar a ter contato com o “eco-sistema” dos projetos.

Anúncios

Um pensamento sobre “Estudo sob demanda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s