Kubuntu 9.10: Desta vez acertaram!

Desde que escrevi o post sobre o Kubuntu 9.04, tive uma experiência muito mais completa com ele. Por isso, estava aguardando ansiosamente uma nova versão. Não que eu tenha achado o Jaunty (9.04) uma versão péssima, mas ao utilizá-lo fui me deparando com vários pequenos bugs que juntos deixaram o sistema meio “sem sal”.

Quando finalmente chegou o dia do lançamento do Kubuntu 9.10 (Karmic Koala), não sabia se depositava minhas expectativas nele ou me conformava pensando que o Kubuntu não teria a mesma atenção aos detalhes que o Ubuntu.

Instalei a versão 64 bits, tanto no notebook quanto no desktop citados no post anterior. Devo admitir que me surpreendi. O novo Kubuntu melhorou muito! Ao comparar com a versão anterior, imagino o gigantesco trabalho da equipe do KDE e da Canonical.

imagem1

Uma lista de novidades está presente neste link, mas eu gostaria de destacar alguns itens que me chamaram a atenção.

KDE 4.3

Esta nova versão do KDE está muito mais bonita e estável. Se você utilizou a versão anterior, deve ter passado por inconvenientes como o gerenciador travar e voltar para a tela de login, ou uma grande perda de performance quando os efeitos da área de trabalho estão ligados.

Dica: Meu computador ficou ligado por muitos dias, aumentando muito o consumo de CPU do programa plasma-desktop. Usei o comando Shit+Alt+F12 para desabilitar os efeitos na área de trabalho e, logo em seguida, repeti a combinação para reabilitá-los. O uso de CPU voltou ao normal.

Amarok 2.2

O amarok da versão anterior era interessante e bonito, mas perdia muitas características se comparado com a versão 1.4 (para kde 3). A boa notícia é que algumas coisas da versão 1.4 voltaram a funcionar (Integração com a Last.fm, exibição de mídias em dispositivos conectados), outras funções foram melhoradas (Painel de contexto, lista de reprodução, personalização do layout), mas ainda sinto falta de algumas coisas (descrição nos episódios dos podcasts, equalizador). De qualquer forma, o amarok 2.2 já é meu player favorito.

Dolphin

Eu já gostava da versão anterior do dolphin. O que fizeram foi melhorar aquilo que já estava bom. E não foi pouca coisa, adicionaram preview das imagens nas miniaturas das pastas e agora também é possível ver um preview do video clicando em um pequeno botão play abaixo de sua miniatura.

Outros componentes também receberam melhorias consideráveis. É o caso do gwenview, kopete, network manager, kpackagekit (apesar de ainda estar confuso na hora de adicionar novos programas), etc. Ou seja, se você estava esperando o KDE 4 ficar maduro para sair do KDE 3 ou para experimentar o Kubuntu, a hora é agora.

Anúncios

8 pensamentos sobre “Kubuntu 9.10: Desta vez acertaram!

  1. Ola, bom post.

    vc sabe como deixar os efeitos visuais deabilitados definitivamente, sem precisar usar Shit+Alt+F12 toda vez que inicio o sistema?

    thks valeu ae

  2. Para mim não deu certo, baxei o iso 64 mas ele não passa da tela de login.

    Botei o user name: ubuntu e password: vazio

    Daí ele faz que vai, mas retorna a tela de login.

    Poderia me dizer o link que usou para baixar a distro?

  3. Durante o live CD, acho que foi por causa de uma verificação de dico que fiz antes do Download terminar, mas agora eu baixei de novo e está tudo certo…

    Valeu Renan.

  4. Errr… A canonical não dar pleno suporte ao KDE, este ambiente é cuidado pela comunidade e pelo próprio grupo KDE.

    • Sim, o KDE em sí não tem nada a ver com a canonical. Vejo problemas na integração ubuntu + KDE4. Com KDE4, só usei o Kubuntu, mas muitos usuários dizem que a distro que o integra melhor é o openSUSE. Procure no google por: “Kubuntu vs openSuse”. Encontrei comentários a favor do segundo até no fórum do ubuntu!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s