Dentre todas as flamewars do desenvolvimento de software, poucas são tão antigas quanto a dos editores de texto (atualmente, editores de texto e IDE’s). De forma alguma quero tentar defender alguma bala de prata. Eu mesmo já mudei de ideia várias vezes quanto a este assunto.
Ainda estou aprendendo a usar o VIM, mas já estou colhendo os resultados deste esforço. Estou impressionado com a extensibilidade e personalização deste editor. Com certeza, é uma excelente ferramenta e tem uma curva de aprendizado fantástica (mas exige esforço, principalmente no começo). Se você ficou interessado, pode começar a aprender a utilizá-lo lendo o vimtutor (Digite vimtutor no terminal ou leia online).
Quando houverem dúvidas, é fácil encontrar informações e dicas em várias fontes. Mas, se você está começando e já leu o vimtutor, recomendo a leitura dos seguintes artigos:
Sugiro que assim que você comece a personalizar seu arquivo .vimrc, faça um backup. O Gist do github é um excelente lugar para isto (O meu já está lá). Se você tiver alguma dica ou comando que costuma adicionar ao seu .vimrc, por favor, me mande. Quanto mais dicas melhor.