Finalmente VIM

vim-editor_logoDentre todas as flamewars do desenvolvimento de software, poucas são tão antigas quanto a dos editores de texto (atualmente, editores de texto e IDE’s). De forma alguma quero tentar defender alguma bala de prata. Eu mesmo já mudei de ideia várias vezes quanto a este assunto.

Ainda estou aprendendo a usar o VIM, mas já estou colhendo os resultados deste esforço. Estou impressionado com a extensibilidade e personalização deste editor. Com certeza, é uma excelente ferramenta e tem uma curva de aprendizado fantástica (mas exige esforço, principalmente no começo). Se você ficou interessado, pode começar a aprender a utilizá-lo lendo o vimtutor (Digite vimtutor no terminal ou leia online).

Quando houverem dúvidas, é fácil encontrar informações e dicas em várias fontes. Mas, se você está começando e já leu o vimtutor, recomendo a leitura dos seguintes artigos:

Sugiro que assim que você comece a personalizar seu arquivo .vimrc, faça um backup. O Gist do github é um excelente lugar para isto (O meu já está lá). Se você tiver alguma dica ou comando que costuma adicionar ao seu .vimrc, por favor, me mande. Quanto mais dicas melhor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s