MockPress: TDD mais fácil no WordPress

Praticar TDD no WordPress não é trivial. Como utiliza variáveis globais, não é difícil fazer Mocks para vários objetos (o objeto $wpdb de conexão com banco de dados, por exemplo). Mas se você já desenvolveu algum plugin, sabe que é necessário mais do que os objetos globais. A todo momento, é necessário utilizar funções próprias do WordPress. O desafio é testar seu plugin sem precisar testar todo o CMS. Para resolver este problema, existe o MockPress.

MockPress é uma biblioteca de funções mock. O criador, John Bintz, fez um bom trabalho criando uma instalação fácil e uma boa documentação. O código-fonte também está muito bem escrito (e testado). Para instalar a versão mais atual, só é necessário clonar o projeto no github e adicioná-lo ao seu include_path.

Após instalado, inclua o seguinte entre os requires de seus testes:

require_once "MockPress/mockpress.php";

Pronto, agora você pode utilizar as funções do WordPress em seus testes unitários. Recomendo apenas que você dê uma lida no código-fonte para entender quais são os retornos das funções mock.

Nem todas as funções do WordPress estão presentes no MockPress. Se você precisar de alguma função adicional, recomendo que contribua com o projeto. Das duas vezes que enviei uma contribuição, foi aceita bem rápido e sem burocracia.

Lembre-se que este é um projeto ainda em estágio inicial, apesar de muito útil e quanto mais adoção houver, mais completo deverá se tornar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s