Professional JavaScript for Web Developers, 2nd Edition

Professional JavaScript for Web Developers - 2nd EditionJavascript é uma linguagem que tem se tornado cada dia mais importante. Ela percorreu um grande caminho desde os longínquos tempos em que servia apenas para validar formulários e impressionar os amigos, passando pela revolução do AJAX e interfaces ricas, até chegar nos dias de hoje com novas possibilidades do HTML5 e Node.js. Diante de todo este movimento, eu precisava aprofundar meus conhecimentos na linguagem.

Muitos são os livros que abordam o Javascript, mas o Professional Javascript for Web Developers me pareceu ser aquilo que eu precisava. Em seu índice, encontrei desde conceitos básicos, como variáveis e escopo, até outros mais novos, como Client-Side Storage.

Durante a leitura, me surpreendi ao descobrir pequenas armadilhas e pormenores interessantes mesmo em capítulos onde eu não esperava novidades. Pude entender conceitos como: O que é ECMAScript, DOM Levels, Como evitar alguns memory leaks, melhorias de performance, boas práticas, etc.

O autor, Nicolas C. Zakas, trabalhou por bastante tempo no Yahoo! como front-end engineer e contribuiu bastante para o desenvolvimento da YUI. Recentemente, ele ajudou a criar o CSSLint, uma ferramenta de qualidade de código CSS aos moldes do JSLint. Uma boa parte do conteúdo do livro está disponível online nos artigos de seu blog, vale a pena conferir.

De fato, a leitura deste livro me ajudou bastante a conseguir entender a linguagem como um todo e desenvolver boas práticas. Os dois últimos capítulos do livro (Upcoming APIs e The Evolution of JavaScript) tentam adiantar o que estava por vir, aumentando sua vida útil. Naturalmente, dado a evolução a passos largos do HTML5, a implementação de algumas features tomaram hoje um caminho diferente ou perderam parte de sua relevância visto que o livro é de 2009.

Uma atualização com as APIs e funcionalidades mais recentes seria bem vinda. Ainda assim, não perca a oportunidade de ler este livro se você, como eu, quer se aprofundar mais nas “entranhas” do JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s