Introdução à Arquitetura e Design de Software

Em virtude dos projetos em que eu estava envolvido, decidi aprender um pouco mais sobre Java. É comum no meu dia-a-dia escrever algumas linhas de código nessa linguagem — normalmente acompanhado por alguém com mais experiência do que eu. Foi exatamente um desses programadores mais experientes, o Thiago Caiubi, que me indicou o livro “Introdução à Arquitetura e Design de Software — Uma visão sobre a Plataforma Java”. Excelente indicação, por sinal.

Me lembro de ter ouvido um colega de faculdade dizer que uma das partes de se aprender uma nova linguagem é entrar no “eco-sistema” dela. Um grande acerto do livro é começar exatamente por este ponto. O capítulo 1 — A plataforma java — nos introduz ao glossário da linguagem, nos explica como a linguagem tem evoluído e mostra como funciona o sistema de especificações com a tal “burocracia”  em se incluir uma funcionalidade na plataforma. Embora seja um livro focado em uma tecnologia, fiquei impressionado com o grau de imparcialidade apresentado. Foi muito bom ver que nenhuma das ferramentas é apresentada como “a solução definitiva para o problema X” (nem mesmo o próprio Java). Os autores se esforçaram para apresentar pontos a favor e contra cada tecnologia, assim como possíveis casos de uso.

O livro se faz valer também por suas referências. Pausei a leitura várias vezes para poder lê-las e refletir com calma. Essas pausas, no entanto, se tornaram um pouco incômodas com o tempo. Porque as referências ficam listadas todas no final do livro (NBR 14724, ou parecido). Aliás, por que não colocá-las no rodapé da página?

Como a própria descrição já diz, o objetivo deste livro não é te ensinar a linguagem e sim te introduzir ao pensamento arquitetural, e de design, de software que utiliza a plataforma Java nos dias de hoje. Isso faz com que o livro aborde temas como frameworks, REST, conceitos de orientação a objetos, dentre outros. Ainda assim, enriquece estes tópicos mais “comuns” com a experiência dos autores — Não necessariamente recomendando algo, mas estimulando seu raciocínio.

Visto que a última vez que li um livro de Java foi em 2008 — durante a minha faculdade — este livro me ajudou a me atualizar com o desenvolvimento Java desta década e estudar conceitos de arquitetura e design. Não sei se o livro gerará tanto interesse aos que já tem mais experiência com a linguagem, mas acho bem possível que ele te leve a uma reflexão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s