Vim: Por Onde Começar?

Já falei um pouco sobre como eu comecei com vim neste blog, mas isso foi no longínquo ano de 2009! É natural que nesse tempo muito tenha mudado. Como sou um fanboy grande entusiasta do vim, me perguntam com frequência por onde começar. Este post tem o objetivo reunir boas referências para iniciantes, de forma que eu sempre possa passar o link para ele quando alguém me perguntar — Talvez eu até venha a adicionar novas referências aqui com o tempo.

Leia

Da última vez, recomendei o vimtutor para leitura. Apesar de bem completo, aprender direto no terminal pode intimidar alguns. Sendo assim, ultimamente tenho recomendado o post Learn Vim Progressively. Não é um post muito longo, e já inclui alguns comandos mais avançados.

Assista

Em 2010 o Fabio Akita decidiu fazer alguns screencasts e vender através do seu blog. Dentre eles, um sobre o vim. Posteriormente ele decidiu liberar todos eles gratuitamente:

Screencast: Começando com Vim

Fui um dos que compraram e fiquei bem satisfeito com o conteúdo na época. Como é difícil convencer alguém que está começando a já sair desembolsando algum dinheiro, achei ótimo que o video se tornou gratuito.

Jogue

Direto dos comentários do Learn Vim Progressively, descobri o jogo Vim Adventures. Ao que parece ele não vai te ensinar a usar o editor, mas vai ajudar a se familiarizar com os movimentos de tecla, comandos e modos.

Você também pode encontrar algumas configurações muito bem vindas no plugin vim-sensible, que tenta reunir as configurações que deveriam ser padrão. Lembre-se também que você pode usar o comando help em qualquer comando (:help <comando>) é um bom tira-dúvidas para todas as horas.

Veja também a configuração do vim que eu uso no dia-a-dia. Logo de cara é uma lista de plugins muito úteis.

Se ainda estiver complicado, lembre-se do comando:

:help!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s